Reclamar sobre problemas de consumo na Fundação Procon-SP
A reclamação é o serviço de atendimento que busca esclarecimentos e solução junto ao fornecedor sobre conflito decorrente da relação de consumo.
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Acessar o Sistema de Atendimento Procon-SP Digital
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Se optar pelo atendimento digital, acessar o Sistema de Atendimento Procon-SP Digital, no link (https://consumidor2.procon.sp.gov.br/login) e preencher o usuário (login) e senha ou utilizar Cadastre-se! pela primeira vez, inserindo os dados pessoais. Acesso disponível todos os dias da semana, inclusive feriados, 24h por dia.
Quanto custa
Não há taxa para essa etapa
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Documentação necessária
Documentação não necessária -
Onde fazer
https://consumidor2.procon.sp.gov.br/login
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Duração do atendimento
Não estimado -
Prazo para concluir
1 minuto(s)
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Escolher o tipo de atendimento
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Na guia Meus Atendimentos, clicar na opção +Novo Atendimento, Consumidor Pessoa Física - Reclamação, em se tratando de consumidor pessoa física; ou o Consumidor Pessoa Jurídica - Reclamação, em se tratando de consumidor pessoa jurídica.
Quanto custa
Não há taxa para essa etapa
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Documentação necessária
Documentação não necessária -
Onde fazer
https://consumidor2.procon.sp.gov.br/login
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Duração do atendimento
Não estimado -
Prazo para concluir
1 minuto(s)
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Inserir os dados da reclamação
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Preencher, no mínimo, os campos obrigatórios, anexar os documentos relacionados ao problema (pedido, nota fiscal, contrato, comprovante de pagamento ou outro) e gerar a reclamação.
Quanto custa
Não há taxa para essa etapa
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Documentação necessária
Documentação não necessária -
Onde fazer
https://consumidor2.procon.sp.gov.br/login
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Duração do atendimento
Não estimado -
Prazo para concluir
0 Indefinido
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Acompanhar o andamento da reclamação de consumo
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Após registrar sua reclamação, o consumidor recebe um número de protocolo que permite acompanhar o andamento da reclamação no sistema.
Quanto custa
Não há taxa para essa etapa
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Documentação necessária
Documentação não necessária -
Onde fazer
https://consumidor2.procon.sp.gov.br/login
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Duração do atendimento
Não estimado -
Prazo para concluir
15 dia(s)
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Optar por atendimento presencial Postos Avançados
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Se optar pelo atendimento presencial em alguns dos Postos Avançados (Distritos Policiais e Posto Avançado Zumbi dos Palmares), o agendamento deve ser feito diretamente pelo site do Procon SP no link (https://procon.agendasp.sp.gov.br/eagenda.web/PROCON). Ir ao posto avançado de preferência na data e horário agendados, apresentar os documentos pessoais ou de representação, bem como os documentos relacionados ao problema (CPF do usuário, pedido, nota fiscal, contrato, comprovante de pagamento ou outro).
Quanto custa
Não há taxa para essa etapa
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Documentação necessária
Documentação não necessária -
Onde fazer
Presencial
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Duração do atendimento
Não estimado -
Prazo para concluir
0 Indefinido
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Optar por atendimento presencial CICs
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Se optar pelo atendimento presencial em alguns dos Centros de Integração da Cidadania - CICs, basta comparecer no endereço informado no canal de atendimento, com exceção do CIC OESTE, cujo atendimento é realizado por meio de agendamento no próprio local de atendimento. Ir ao CIC de preferência na data e horário agendados, apresentar os documentos pessoais ou de representação, bem como os documentos relacionados ao problema (CPF do usuário, pedido, nota fiscal, contrato, comprovante de pagamento ou outro).
Quanto custa
Não há taxa para essa etapa
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Documentação necessária
Documentação não necessária -
Onde fazer
Presencial
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Duração do atendimento
Não estimado -
Prazo para concluir
0 Indefinido
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Optar por atendimento presencial Postos Poupatempo
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Se optar pelo atendimento presencial em alguns dos Postos do Poupatempo, o agendamento deve ser feito diretamente pelo Portal Poupatempo, no link (https://www.poupatempo.sp.gov.br/wps/portal/poupatempoTaOn/servicos?tipoPortalServico=agendamento&tipoAppServico=agendamento&tipoTotemServico=agendamento&codigoAgendamento=51&Localidade=&Orgao=14). Anote o protocolo e saiba que o agendamento é individual e intransferível, ou seja, para cada atendimento solicitado, é necessário um número de agendamento em seu nome. Ir ao Poupatempo na data e horário agendados, apresentar os documentos pessoais ou de representação, bem como os documentos relacionados ao problema (CPF do usuário, pedido, nota fiscal, contrato, comprovante de pagamento ou outro).
Quanto custa
Não há taxa para essa etapa
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Documentação necessária
Documentação não necessária -
Onde fazer
Presencial
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Duração do atendimento
Não estimado -
Prazo para concluir
0 Indefinido
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CPF
Orçamento, pedido, nota fiscal, contrato, comprovante de pagamento e outros),
1. Se optar pelo atendimento digital, o acesso ao sistema Procon-SP Digital está disponível todos os dias da semana, inclusive feriados, 24h por dia, no link (https://consumidor2.procon.sp.gov.br/login).2. Se optar pelo atendimento presencial em alguns dos Postos do Poupatempo, o agendamento deve ser feito diretamente pelo Portal Poupatempo, no link: (https://www.poupatempo.sp.gov.br/wps/portal/poupatempoTaOn/servicos?tipoPortalServico=agendamento&tipoAppServico=agendamento&tipoTotemServico=agendamento&codigoAgendamento=51&Localidade=&Orgao=14). 3. Se optar pelo atendimento presencial em alguns dos Postos Avançados (Distritos Policiais e Posto Avançado Zumbi dos Palmares), o agendamento deve ser feito diretamente pelo site do Procon SP no link (https://procon.agendasp.sp.gov.br/eagenda.web/PROCON).4. Se optar pelo atendimento presencial em alguns dos Centros de Integração da Cidadania (CICs), basta comparecer no endereço informado no canal de atendimento, com exceção do CIC OESTE, cujo atendimento é realizado por meio de agendamento no próprio local de atendimento.
Mais informações em: https://www.procon.sp.gov.br/portaria-normativa-247-2021/
Mais informações em: https://consumidor2.procon.sp.gov.br/assets/Termos%20de%20Uso%20-%20Consumidor.pdf
Mais informações em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078.htm
Tipo de Serviço
Canais de Atendimento
Contato
Órgão Responsável
Unidades Prestadoras
Rua Pinheiro Chagas, 1 - s/nº - Jardim São José - Grajaú, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Rua Demóstenes, 407 - Campo Belo, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Rua Barra Funda, 1020 - Barra Funda, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Rua Conselheiro Furtado, 503 - Liberdade, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 10h às 16h00
Estrada de Itapecerica, 8887 - Valo Velho, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Rua Ari da Rocha Miranda, 36 - Conjunto Habitacional Jova Rural, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Rodovia dos Imigrantes, 11 - km 11,5 - casa 19 - Vila Guarani (Z Sul), São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Avenida do Oratório,, 1588 - Parque São Lucas, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Rua Sapucaia, 206 - Alto da Mooca, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Rua Salvador Gianetti, 386 - Guaianases, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Rua Padre Virgílio Campelo, 150 - Encosta Norte Itaim Paulista, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Avenida Engenheiro George Corbisier, 322 - Jabaquara, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Avenida Santos Dumont, 843 - Bom Retiro, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Rua Estados Unidos, 1608 - Jardim América, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Estrada das Taipas, 990 - Jardim Panamericano - Jaraguá, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Rua Tibúrcio de Sousa, 860 - Itaim Paulista, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00