Centro de Informação à pessoa com deficiência
Os Centros de Informação oferecem atendimento acessível e inclusivo a pessoas com deficiência, seus familiares e interessados. Localizados nas estações Tatuapé, Barra Funda e Santa Cruz do Metrô, esses espaços fornecem informações de utilidade pública e suporte especializado. Cada unidade conta com uma Sala de Acomodação Sensorial (SAS), voltada a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições neurodivergentes, com isolamento acústico, iluminação controlada e poltronas individuais, garantindo conforto e segurança.
-
Atendimento Presencial - Centro de Informação
-
O usuário deverá comparecer em um dos endereços do Centro de Informação à pessoa com deficiência
Quanto custa
Não há taxa para essa etapa
-
Documentação necessária
Documentação não necessária -
Onde fazer
ouvidoria.sdpd@sp.gov.br
-
Duração do atendimento
Não estimado -
Prazo para concluir
0 Indefinido
-
Nos Centros, são oferecidos os serviços de intérpretes de Libras, pequenos reparos em cadeira de rodas e bengalas, e recebimento de currículos de pessoas com deficiência para encaminhamento ao PEIs - Polos de Empregabilidade Inclusiva, que integram o programa Meu Emprego Inclusivo, uma parceria entre a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A sala de acomodação sensorial no Centro do Tatuapé tem a função de acomodar pessoas em crises sensoriais, a fim de reduzir os estímulos externos para que elas possam, em seu tempo, retornar ao seu trajeto e seguir viagem. O espaço conta com isolamento acústico nas paredes em drywall revestidas parcialmente em material vinílico amadeirado para um maior conforto visual e acústico, controle de iluminação e poltronas individuais de acomodação sensorial com revestimentos laterais que oferecem privacidade e reforçam o isolamento acústico durante o atendimento.O projeto foi concebido pela Secretaria para oferecer importantes serviços a essas pessoas em locais de fácil acesso. Por isso foram escolhidos o Metrô e a CPTM, que contam com estações e trens acessíveis. Em todo o sistema há piso tátil, elevadores, escadas rolantes, rampas, comunicação visual e sinalização adequadas que dão autonomia de locomoção ao público com deficiência ou mobilidade reduzida.
Tipo de Serviço
Canais de Atendimento
Contato
Órgão Responsável
Unidades Prestadoras
Rua Domingos de Morais, 2564 - Telefone: (11) 91126-2881 - Vila Mariana, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta . 08:00 - 18:00
Rua Melo Freire, S/N - sem número - Tatuapé, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta . 08:00 - 18:00
Avenida Mário de Andrade, 664 - Barra Funda, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta . 08:00 - 18:00